Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 19 milhões de brasileiros sofrem de ansiedade e 11,5 milhões sofrem de depressão.
Desde 2017, o Brasil tem o maior índice de ansiosos do mundo e o maior índice de depressão da America Latina. Com a pandemia, muitos casos se cronificaram e novos começaram a surgir. Posso dizer também que, em meu consultório, a ansiedade é um dos sintomas que mais se apresentam no início da terapia.
Durante ela, mergulhamos a fundo nesse sintoma e na sua compreensão como um todo. Abordamos questões como insônia, sonhos e pesadelos, dificuldades em respirar, crises de pânico e os trabalhamos por meio de técnicas diversas de relaxamento, meditação e respiração. Analisamos a fundo quando os sintomas começaram a surgir e as situações que estão sendo enfrentadas na vida. Pouco a pouco, isso faz com que possamos aprender juntos uma nova organização de tempo e propósito, descobrindo como focar no aqui e agora e conhecendo um novo respirar.
Quanto a depressão, buscamos compreender o que está por trás dela. Revemos suas experiências do passado e momento atual de vida, recuperamos sonhos e desejos esquecido ou paralisados, revemos a fundo sias crenças limitantes e os seus valores existenciais. Compreendendo o que não está bem em sua vida atual, perdoando a si mesma e aos outros por experiências passadas, compreendendo as necessidades de mudança e transformação, recuperamos o propósito e a alegria de viver.