Home / Minhas especialidades / Psicologia integrativa
Psicologia integrativa

Costumo apresentar-me como psicóloga integrativa por trazer esta visão de homem/mulher integral: considerando seus aspectos fisiológicos, psicoemocionais, sociais e espirituais.
O homem é herdeiro de uma série de instintos e comportamentos inatos que afetam suas ações, mas também é dotado de uma psique individual resultante da sociedade em que vive, que molda seus comportamentos, formas de pensar e de reagir emocionalmente. Ele sofre influência da família com a qual cresceu, que o impregnou das características individuais, moldando-o com as suas crenças, os seus padrões emocionais dominantes e as suas formas de agir no mundo. Tudo isso faz com que se crie um todo único, que pensa e se move com autonomia.
Além disso, tem toda uma dimensão transpessoal, uma essência que transcende a natureza, a família e a sociedade. Isso inspira valores enquanto aspira à beleza, ao amor incondicional, que possui uma sabedoria própria que ultrapassa a do eu egóico e a que podemos chamar de “Eu superior” ou “Self.”
O reconhecimento dessa dimensão espiritual do homem, que, muitas vezes, tende a levá-lo para além das limitações da natureza que o habita, da família que o marca e da sociedade que o circunscreve, permite descobrir um universo de exploração psicológica, ausente nas grandes correntes psicológicas anteriores, relevante tanto para compreender a saúde quanto a doença, e que alargou o espectro da compreensão psicológica do homem, integrando na psicologia a espiritualidade.